Visão geral do mercado de comércio eletrônico no Brasil

Insights » Americas » Visão geral do mercado de comércio eletrônico no Brasil

Panorama de dados do maior mercado de comércio eletrônico da América Latina

Andreas Farge

Director – Especialista em comércio eletrônico e métodos de pagamento

Recentemente, a Americas Market Intelligence chamou a atenção para os efeitos benéficos da valorização cambial e da forte alta no consumo per capita no Brasil e em outros países latino-americanos. É provável que essa tendência impulsione a expansão do comércio eletrônico e, de fato, o relatório Webshoppers 47, da NielsenIQ Ebit, observa que:

  • O segmento de comércio eletrônico brasileiro registrou crescimento de 1,6% em 2022
  • As encomendas no setor tiveram alta de 7,9% nesse mesmo ano
  • O número de consumidores online no Brasil aumentou 24%

Abaixo, fornecemos alguns dados importantes da PCMI E-Commerce Data Library para a América Latina, bem como de outras fontes, a fim de fornecer aos profissionais de serviços financeiros, marketing e comércio eletrônico uma compreensão do mercado de comércio eletrônico brasileiro em 2023.

Pantalla de big data de análisis de negocios y crecimiento económico con gráfico financiero. Concepto de la tecnología de tablero de instrumentos virtual de marketing digital y la economía mundial de conexión de red. Ilustración 3D.

Projeção de crescimento para o comércio eletrônico no Brasil

Com base em nossa metodologia exclusiva (que inclui dados transacionais para maximizar a precisão), os analistas da PCMI preveem um crescimento de 27% no comércio eletrônico brasileiro em 2023.

A PCMI prevê que entre 2023 e 2026 o segmento de comércio eletrônico crescerá a uma CARG de 17% no Brasil, atingindo um volume total de US$ 435,4 bilhões em 2026.

Embora projeções gerais como essas sejam importantes, a análise do comportamento dos consumidores permite uma compreensão mais aprofundada dos principais fatores que impulsionam o mercado de comércio eletrônico.

Joven de compras con tarjeta de crédito y ordenador portátil

Como compram

Segundo a Latin America E-Commerce Data Library da PCMI, os principais métodos de pagamento usados por consumidores online no Brasil são:

  1. Cartão de crédito nacional: 40%
  2. Pix: 29%
  3. Boleto: 10%
  4. Cartão de crédito internacional: 9%
  5. Carteira digital: 8%
  6. Cartão de débito: 1%
  7. Transferência bancária: 1%
  8. Compre agora, pague depois (BNPL): 1%


Nota: A PCMI se diferencia de outras fontes por basear seus números em dados transacionais e não em pesquisas feitas com consumidores ou comerciantes.

Os dados sobre métodos de pagamento do Webshoppers 47 e da PCMI divergem significativamente, assim como sua metodologia. Segundo o relatório da NielsenIQ Ebit, esses são os principais métodos de pagamento usados no comércio eletrônico brasileiro:

  • Cartão de crédito: 80%
  • Boleto: 14%
  • Cartão de loja: 3%
  • Pagamento móvel: 2%
  • Pix: 1%

O 2023 Global Payments Report, da Worldpay, também apresenta dados sobre os principais métodos de pagamento usados pelos consumidores online brasileiros:

  • Cartão de crédito: 39%
  • Pagamento conta a conta (incluindo Pix): 24%
  • Carteira digital: 18%
  • Cartão de débito: 13%
  • PostPay: 3%

Outro aspecto central no processo de compra é o dispositivo usado. Segundo a PCMI:

  • 30% dos brasileiros fazem compras online usando computadores de mesa
  • 70% dos brasileiros fazem compras online usando dispositivos móveis

Os dados de outras fontes são diferentes. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por exemplo, aponta para a seguinte distribuição de dispositivos usados em compras na internet no Brasil:

  • 87% dos consumidores usam smartphones
  • 40% usam notebooks
  • 28% usam computadores de mesa

Esses números se baseiam em um levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil, em parceria com um instituto de pesquisas local.

Primer plano de manos aplicando crema hidratante. Mujer hermosa sosteniendo un tarro de cristal verde de crema hidratante para la piel.

O que os internautas brasileiros compram

De acordo com o Webshoppers 47, os principais produtos comprados pela internet no Brasil são:

  1. Cosméticos e perfumes
  2. Objetos de decoração
  3. Alimentos e bebidas
  4. Produtos de saúde
  5. Eletrodomésticos
  6. Roupas e acessórios
  7. Artigos de esporte e lazer
  8. Produtos para bebês
  9. Produtos de telefonia
  10.  Softwares
Mujer compra un vestido en línea con el concepto de tableta. Moderno sitio web de comercio electrónico de ropa. Sala de estar en el fondo

O que os internautas brasileiros fazem

Levantamento recente da Opinion Box (cujos resultados foram publicados no relatório Ecommerce Trends 2024) ajuda a entender o comportamento e as preferências dos consumidores online no Brasil. As principais constatações são as seguintes:

  • 85% dos brasileiros entrevistados afirmam fazer compras online pelo menos uma vez por mês
  • Algumas das principais motivações para comprar pela internet são: preços baixos (58%), comodidade de não precisar sair de casa (57%), ofertas válidas apenas em compras pela internet (56%), facilidade para comparar preços (49%) e maior variedade de produtos (38%)
  • Entre os fatores que influenciam as decisões de compra online dos brasileiros estão: frete gratuito (73%), promoções (64%), prazo de entrega (48%), cupons de desconto (46%) e método de pagamento (39%)
  • Os hábitos de pesquisa dos consumidores online brasileiros incluem buscas no Google (61%), buscas em lojas online ou aplicativos de varejistas (47%), sites de comparações de preço, como Zoom ou Buscapé (28%), e pesquisas sobre a reputação de marcas em sites como ReclameAqui (27%)
  • 65% dos brasileiros entrevistados pela Opinion Box dizem usar as redes sociais para pesquisar produtos, com 67% recorrendo ao Instagram, 51% ao YouTube e 37% ao Facebook
  • 69% dos consumidores brasileiros afirmam comprar produtos depois de vê-los em anúncios publicados nas redes sociais
  • 48% dos brasileiros entrevistados NÃO compram produtos recomendados por influencers, ao passo que outros 41% fazem compras com base nessas recomendações

Pantalla de big data de análisis de negocios y crecimiento económico con gráfico financiero. Concepto de la tecnología de tablero de instrumentos virtual de marketing digital y la economía mundial de conexión de red. Ilustración 3D.

Explore mais a fundo

Embora as informações apresentadas acima sejam úteis, as empresas do setor de pagamentos e de comércio eletrônico podem se beneficiar de dados que oferecem uma visão mais aprofundada sobre as vendas online no Brasil. Esses dados podem ser obtidos com a aquisição da E-commerce Data Library da PCMI.

Além do Brasil, a Data Library da PCMI traz dados sobre outros 14 países latino-americanos e abrange aspectos como:

  • Volume histórico do comércio eletrônico no Brasil em 2022, 2021 e anos anteriores
  • Projeções para o volume de vendas online no Brasil no período de 2023 a 2026
  • Análises desagregadas por vertical de comércio eletrônico no Brasil: varejo, viagens, aplicativos de transporte, produtos e serviços digitais, como streaming
  • Dados sobre compras online internacionais e nacionais no Brasil em 2022 e projeções para 2023 e anos posteriores
  • Análises desagregadas e projeções relativas a métodos de pagamentos usados no comércio eletrônico no Brasil (cartões de crédito nacionais/internacionais, BNPL, carteiras digitais, Pix)

E muito mais.

Outras vantagens exclusivas fazem da E-Commerce Data Library da PCMI uma ferramenta extraordinariamente poderosa para empresas que desejam ter uma compreensão mais abrangente do segmento de comércio eletrônico na região:

  1. Os dados podem ser adaptados às necessidades do cliente: é possível obter, além do que a Data Library já oferece, dados adicionais para atender às necessidades específicas de cada empresa
  2. Cabe no orçamento do cliente: embora sejam oferecidos relatórios detalhados sobre 15 países latino-americanos, o cliente pode adquirir dados relativos a apenas um deles ou economizar com a compra de pacotes por país
  3. Inclui orientação personalizada: cada aquisição dá ao cliente o direito a uma consultoria, com uma hora de duração, em que ele será orientado por um dos especialistas em comércio eletrônico da PCMI sobre os dados incluídos na Data Library
  4. Compartilhamento ilimitado: como a E-Commerce Data Library da PCMI não adota uma licença de usuário único, o cliente pode compartilhá-la livremente dentro da sua organização

Próximos passos

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre o que Data Library oferece, como podemos adaptá-la às necessidades da sua empresa e como você pode adquiri-la.


Assine nosso boletim informativo para receber os dados mais recentes sobre comércio eletrônico e pagamentos:

Andreas Farge
Andreas Farge
afarge@americasmi.com

Andreas Farge is a Director at PCMI. He manages the creation of the most comprehensive database on e-commerce and payment methods in Latin America, as well as the execution of multi-country research studies.

Post Tags: